Cientistas cultivam plantas em solo lunar pela 1º vez na história

- PUBLICIDADE -spot_img

Um grupo de cientistas da Universidade da Flórida (UF) conseguiu cultivar plantas em amostras de solo lunar. Esta é a primeira vez na história que esses organismos brotam e crescem na superfície trazida de outro corpo celeste.

De acordo com o estudo, publicado na revista científica Communications Biology, cerca de 12 gramas de amostras do solo da Lua foram coletadas ao longo das missões Apollo 11 (1969), 12 (1969) e 17 (1972), todas promovidas pela Nasa.

Esta foi a primeira vez que plantas terrestres brotaram em solo lunar (Foto: Reprodução/Communication Biology)

“As plantas ajudaram a estabelecer que as amostras de solo trazidas da Lua não abrigavam patógenos nem outros componentes desconhecidos que prejudicariam a vida terrestre”, explicou Anna-Lisa Paul, professora de ciências hortícolas no Instituto de Ciências Alimentares e Agrícolas da UF.

Vida fora da Terra?

Os cientistas da Universidade da Flórida colocaram aproximadamente 1 grama de solo lunar em “vasos” de plástico para, em seguida, inserir sementes de Arabidopsis thaliana, nativa da África e da Eurásia.

A escolha da espécie não foi à toa. Popularmente conhecida como agrião thale, a planta atraiu os pesquisadores por conta de seu código genético já ter sido mapeado, o que permitiu estudar como o solo afetou o desenvolvimento da vida.

“Nós não previmos isso”, afirmou a pesquisadora Anna-Lisa Paul. “Isso nos disse que os solos lunares não interromperam os hormônios nem os sinais envolvidos na germinação das plantas.”

Apesar da novidade, as mudas que nasceram em regolito extraterrestre brotaram mais lentamente. Além disso, apresentaram porte reduzido e raízes atrofiadas, em comparação com as plantas cultivadas no solo com JSC-1A, substância capaz de imitar tanto a superfície da Lua quanto a do planeta Marte.

Fonte: Conteúdo Retirado do Site R7 e Publicado no site EnfocoNoticias.com

Últimas Notícias
- PUBLICIDADE -spot_img
Notícias Relacionadas
- PUBLICIDADE -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here